Prefeitura de Três Corações pretende emitir alvarás de construção em menos de cinco dias com atendimento digital; confira as mudanças

Com a implantação da Aprova, a análise e aprovação de projetos deve ser reduzida em pelo menos 67% na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Profissionais da construção civil e moradores que precisam dos serviços da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Três Corações, terão mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos.

A partir do dia 21 de agosto (segunda-feira), seis tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual.

Nesta etapa, seis serviços digitais estão disponíveis:

  • Alvará de Construção
  • Certidão de Numeração
  • Certidão de Desmembramento
  • Certidão de Desdobro
  • Certidão de Remembramento
  • Carta Habite-se

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Rafael Fagundes, com a plataforma a tramitação dos processos será mais confiável e transparente, além de reduzir os custos para o profissional.

Ele ressalta que os benefícios impactam toda a comunidade, gerando maior comodidade ao profissional que utiliza a plataforma, e satisfação de quem contratou o serviço, já que o processo será mais rápido.

“Nosso processo era todo via e-mail e ficava um vai e volta de mensagens que se perdiam no caminho. Não tinha um sistema, o e-mail falhava e ficávamos reféns disso. Agora teremos uma ferramenta de ponta para analisar e acompanhar todo o processo”, explica.

Segundo o secretário, a expectativa é que com a Aprova o tempo de análise e aprovação de projetos seja reduzido em pelo menos 67%, liberando o alvará de construção para o profissional em no máximo cinco dias.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer esse avanço para a população, que já está adaptada aos serviços digitais e possui uma rotina online.

A extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.

“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, porque as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

Esses fatores, para Marco, também podem impactar no Índice de Participação dos Municípios – IPM e melhorar a qualidade de vida para a população.

Como utilizar o sistema digital em Três Corações

Na quinta-feira (17/08) os cidadãos e profissionais da cidade podem participar do lançamento da plataforma Aprova que acontecerá de forma presencial, às 14 horas, na prefeitura.

Um treinamento online e ao vivo pelo YouTube da Aprova está programado para sexta (18/08), às 9 horas. Durante a transmissão os participantes irão aprender o passo a passo para utilizar a plataforma. Para acompanhar basta acessar o link: https://link.aprova.com.br/trescoracoes

O sistema pode ser acessado pelo site: https://trescoracoes.aprova.com.br/. O cadastro é gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Três Corações é a 15ª cidade de Minas Gerais a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes.

A Aprova é capaz de modernizar todos os fluxos de uma prefeitura ou câmara, desde protocolos, licenças, alvarás, toda parte de comunicação interna e recolhimento de taxas.

Patos de Minas conquistou o primeiro CRIE (Centro de Distribuição de Imunobiológicos Especiais) 100% digital do Brasil e foi reconhecida no maior evento de saúde pública da América Latina. A liberação da vacina que demorava cerca de 45 dias agora ocorre em 20 minutos.

Já a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete reduziu em 70% o tempo de espera para análise de projetos, que levava até oito meses antes da digitalização.

Itaúna implantou a AprovaPay – solução de pagamento para o recolhimento de taxas no serviço público – oferecendo aos cidadãos a possibilidade de parcelar o pagamento de impostos em até 12 vezes no cartão de crédito.

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